principais jogos,Informações do jogo,jogos mais recentes

Cyberpunk 2077-(4)

22 03
autor:admins|Classificação:Jogos populares|Rótulo:Violência aventura

Recepção

Pré-lançamento

Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 ganhou mais de cem prêmios na E3 2018, incluindo "Melhor Jogo", "Melhor Jogo de Xbox One", "Melhor Jogo de PC", "Melhor RPG", e "Escolha do Público" pela IGN, "Melhor Jogo de RPG" e "Jogo do Show" pela Game Informer, "Melhor da E3" pela PC Gamer, e "Jogo do Show" pela GamesRadar+. O segundo trailer foi considerado um dos melhores da exposição, embora o escritor William Gibson, creditado como pioneiro no subgênero cyberpunk, ter dito que "o trailer de Cyberpunk 2077 me impressiona quando o GTA se depara com um retrofuturista genérico dos anos 80". A perspectiva em primeira pessoa, em contraste com a terceira pessoa de The Witcher 3: Wild Hunt, foi também alvo de algumas críticas. Cyberpunk 2077 foi o jogo mais discutido da E3 2019, onde recebeu prêmios de "Melhor da E3" pela GamesRadar+, PC Gamer, Rock, Paper, Shotgun e Ars Technica, e "Melhor Jogo", "Escolha do Público", "Melhor Jogo de PS4", "Melhor Jogo de Xbox One", "Melhor Jogo de PC" e "Melhor RPG" pela IGN. O terceiro trailer foi elogiado com ênfase na revelação de Keanu Reeves.

Cyberpunk 2077

Liana Ruppert, uma jornalista da Game Informer que tem epilepsia fotossensível, teve um ataque epilético enquanto analisava o jogo dias antes de seu lançamento. A convulsão foi desencadeada pela sequência de "braindance" ("neurodança") do jogo, que contém luzes com flashes vermelhos e brancos bastante similares aos padrões produzidos por aparelhos médicos usados para desencadear convulsões de forma intencional. Em resposta ao acontecimento, a CD Projekt Red entrou em contato com Ruppert e fez um pronunciamento público. A empresa lançou um patch que adicionou um aviso e, em 11 de dezembro, fizeram uma pequena atualização no intuito de reduzir os riscos do evento induzir sintomas epiléticos.


Antes do lançamento do jogo, a CD Projekt Red enviou cópias de análise de Cyberpunk para várias lojas de grande porte. Além disso, a desenvolvedora impôs várias restrições nestas cópias do jogo exigindo que os avaliadores assinassem termos de confidencialidade (NDA). Apenas as imagens fornecidas pela empresa foram permitidas para utilização em análises; de acordo com a Wired Magazine (que não recebeu uma cópia para análise), a multa por violar o NDA custava aproximadamente US$27.000 por infração. Tal medida gerou preocupação pelo fato de que as análises foram baseadas somente na versão do jogo para PC, e não de consoles. Consequentemente, isso acabou minando a confiança de alguns consumidores.

Pós-lançamento

De acordo com o agregador de resenhas Metacritic, a versão do jogo para PC tem uma nota média de 86/100, indicando "análises geralmente favoraveis". No entanto, sua nota foi considerada decepcionante pelos analistas, e as ações da CD Projekt SA caíram até 9,4% após a publicação das análises no Metacritic. Por contraste as versões para PlayStation 4 e Xbox One conseguiram as médias de 55/100 e 59/100 respectivamente.

Cyberpunk 2077

Os críticos elogiaram a qualidade da história principal, bem como a profundidade e amplitude das missões secundárias, a atmosfera viva e respirante de Night City, a qualidade visual do jogo e o frescor do cenário.


Alguns dos sistemas do jogo, como crafting, direção e combate, receberam respostas mistas de vários críticos. Certos aspectos técnicos do jogo, como diversos bugs, glitchs e problemas de desempenho (particularmente nas versões de PlayStation 4 e Xbox One) foram amplamente criticados.


No dia do lançamento, o jogo alcançou mais de um milhão de espectadores simultâneos na Twitch.


Após vários patches pós-lançamento, e a estreia da série de anime Cyberpunk: Edgerunners na Netflix em setembro de 2022, a contagem de jogadores simultâneos no PC aumentou para níveis vistos somente nos primeiros dias do lançamento do jogo. A contagem diária de mais de um milhão de jogadores se manteve constante por aproximadamente quatro semanas após o lançamento de Edgerunners.

Cyberpunk 2077

Controvérsias

O OpenCritic, um website de pontuações agregadas, criou um aviso sem precedente para os consumidores, citando que Cyberpunk 2077 tem disparidades muito significativas "no desempenho, experiência do jogador e nas análises" entre as varias versões e que "a equipa do OpenCritic e muitos críticos suspeitam que o produtor, CD Projekt Red, escondeu intencionalmente o verdadeiro estado do jogo nos sistemas Xbox One e PS4".


Dias depois, devido ao desempenho do jogo nas consolas, a CD Projekt emitiu oficialmente um pedido de desculpas, particularmente por terem omitido vários aspetos destas versões, concluindo que os consumidores que estiverem insatisfeitos pudessem optar por um reembolso. Apesar disto, várias fontes referiram que os jogadores não conseguiam obter esse reembolso. A CD Projekt Red referiu mais tarde que não tinham nenhuns acordos com a Microsoft ou a Sony para facilitar esses processos.


Depois de inúmeras queixas, no dia 17 de dezembro de 2020 a Sony anunciou que a empresa iria oferecer reembolso total aos clientes que compraram o Cyberpunk 2077 através da PlayStation Store e ao mesmo tempo retirando o jogo da loja por tempo indeterminado.

Cyberpunk 2077

Vendas

Cyberpunk 2077 recebeu mais pré-reservas do que The Witcher 3: Wild Hunt; um terço das vendas de PC foram feitas através da plataforma GOG.com, uma subsidiária da CD Projekt. Na China o jogo entrou na lista dos mais vendidos no Steam. Em menos de dozes horas após seu lançamento original, o jogo atingiu a marca de um milhão de jogadores simultâneos no Steam.


O jogo recebeu mais de 8 milhões de pré-reservas em todas as plataformas, sendo que 74% destas eram cópias digitais. Por conta disso, Cyberpunk 2077 tornou-se o jogo mais pré-reservado da história, superando o recorde antes detido por Grand Theft Auto V da Rockstar Games, com 7 milhões de pré-reservas reportadas. De acordo com uma ligação de investidores da CD Projekt, as vendas sofreram um declínio drástico quatro dias após o lançamento devido aos problemas técnicos presentes. Até 20 de dezembro de 2020, o jogo vendeu mais de 13 milhões de cópias.


Navegar42 Comente0
return
Table of contents
return
primeira página
Cyberpunk 2077-(3) Guia de Horizon Forbidden West-(1)

Comente